Administração e Marketing

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Administração e Marketing
AM

O curso com plano próprio de Administração e Marketing proporciona uma sólida formação geral, científica e profissional que orienta o aluno para o mercado de criação, desenvolvimento e comercialização das inovações, através da análise das necessidades e expetativas dos diferentes públicos-alvo, influenciando os comportamentos de forma favorável. Num mercado cada vez mais global competitivo e imprevisível, com constantes e profundas alterações das regras do jogo concorrencial, o uso de estratégias de marketing e de comunicação empresarial empreendedoras e proativas é absolutamente decisivo para o desenvolvimento empresarial sustentado.

O curso tem como objetivo analisar a importância estratégica da função de marketing dentro das organizações, focando a sua atenção no elemento mais importante – os públicos diversificados que constituem o mercado. A formação pluridisciplinar destes alunos permite-lhes exercer as suas competências no âmbito das instituições, encontrando-se aptos a colaborarem na gestão e organização dos departamentos operacional, contabilístico, marketing, comercial e financeiro de uma unidade económica ou serviço público, com capacidade para a tomada de decisões, com base em objetivos previamente definidos pela administração ou direção. 

Perfil de Saída

Atividades principais

–  Aplicar técnicas de estudo e análise de mercado, definindo o perfil de potenciais consumidores.

–  Aplicar técnicas de segmentação e comercialização.

–  Elaborar um plano de marketing.

–  Utilizar plataformas tecnológicas para inovar nos serviços (redes sociais, websites…).

–  Aplicar técnicas de qualidade e satisfação nos serviços.

–  Definir estratégias de fidelização.

–  Aplicar técnicas de marketing mix nos serviços.

–  Gerir a comunicação de marketing (websites, redes sociais, publicidade…).

–  Aplicar as técnicas de planeamento de meios.

–  Planear e definir estratégias de marketing.

–  Definir estratégias de e-marketing.

–  Elaborar um plano de e-marketing.

–  Pesquisar, organizar, analisar e controlar informação para a gestão.

–  Pesquisar, organizar e analisar informação relevante de natureza financeira, necessária ao cumprimento das obrigações contabilísticas pela empresa ou organização pública ou privada.

–  Implementar sistemas de apoio à gestão das compras e das vendas.

–  Colaborar no apoio à administração/direção.

–  Colaborar nos planos de formação de recursos humanos.

–  Colaborar com o departamento de compras e gerir stocks.

–  Analisar e verificar previsões de produção.

–  Colaborar no controlo de qualidade e ambiental.

–  Elaborar estudos de mercado.

–  Gerir carteiras de clientes.

–  Elaborar/Colaborar na realização de campanhas publicitária e na gestão de marcas publicitárias.

 

Saídas profissionais

O curso prepara os alunos para o exercício de profissões relacionadas com: 

–  A gestão e consultoria de empresas.

–  A gestão de stocks.

–  A assessoria de administração.

–  A consultoria de marketing.

–  A gestão de produto.

–  A gestão comercial.

–  A consultoria de marketing.

–  O desenvolvimento de ações de promoção e divulgação turística.

–  A promoção de vendas.

–  A organização de eventos.

–  A organização e promoção de vendas.

–  O digital-marketeer.

–  A consultoria em marketing direto.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em cursos superiores, em áreas diversas, como Marketing; Gestão; Economia; Direito; Contabilidade; Gestão Hoteleira; Turismo; Relações Internacionais; Relações Públicas; as Relações Humanas e Comunicação Organizacional; Ciências da Comunicação; e outros cursos afins.

Podem igualmente ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

Administracao e Marketing

Menu