O curso com plano próprio de Administração e Marketing proporciona uma sólida formação geral, científica e profissional que orienta o aluno para o mercado de criação, desenvolvimento e comercialização das inovações, através da análise das necessidades e expetativas dos diferentes públicos-alvo, influenciando os comportamentos de forma favorável. Num mercado cada vez mais global competitivo e imprevisível, com constantes e profundas alterações das regras do jogo concorrencial, o uso de estratégias de marketing e de comunicação empresarial empreendedoras e proativas é absolutamente decisivo para o desenvolvimento empresarial sustentado.
O curso tem como objetivo analisar a importância estratégica da função de marketing dentro das organizações, focando a sua atenção no elemento mais importante – os públicos diversificados que constituem o mercado. A formação pluridisciplinar destes alunos permite-lhes exercer as suas competências no âmbito das instituições, encontrando-se aptos a colaborarem na gestão e organização dos departamentos operacional, contabilístico, marketing, comercial e financeiro de uma unidade económica ou serviço público, com capacidade para a tomada de decisões, com base em objetivos previamente definidos pela administração ou direção.
Perfil de Saída
Atividades principais
– Aplicar técnicas de estudo e análise de mercado, definindo o perfil de potenciais consumidores.
– Aplicar técnicas de segmentação e comercialização.
– Elaborar um plano de marketing.
– Utilizar plataformas tecnológicas para inovar nos serviços (redes sociais, websites…).
– Aplicar técnicas de qualidade e satisfação nos serviços.
– Definir estratégias de fidelização.
– Aplicar técnicas de marketing mix nos serviços.
– Gerir a comunicação de marketing (websites, redes sociais, publicidade…).
– Aplicar as técnicas de planeamento de meios.
– Planear e definir estratégias de marketing.
– Definir estratégias de e-marketing.
– Elaborar um plano de e-marketing.
– Pesquisar, organizar, analisar e controlar informação para a gestão.
– Pesquisar, organizar e analisar informação relevante de natureza financeira, necessária ao cumprimento das obrigações contabilísticas pela empresa ou organização pública ou privada.
– Implementar sistemas de apoio à gestão das compras e das vendas.
– Colaborar no apoio à administração/direção.
– Colaborar nos planos de formação de recursos humanos.
– Colaborar com o departamento de compras e gerir stocks.
– Analisar e verificar previsões de produção.
– Colaborar no controlo de qualidade e ambiental.
– Elaborar estudos de mercado.
– Gerir carteiras de clientes.
– Elaborar/Colaborar na realização de campanhas publicitária e na gestão de marcas publicitárias.
Saídas profissionais
O curso prepara os alunos para o exercício de profissões relacionadas com:
– A gestão e consultoria de empresas.
– A gestão de stocks.
– A assessoria de administração.
– A consultoria de marketing.
– A gestão de produto.
– A gestão comercial.
– A consultoria de marketing.
– O desenvolvimento de ações de promoção e divulgação turística.
– A promoção de vendas.
– A organização de eventos.
– A organização e promoção de vendas.
– O digital-marketeer.
– A consultoria em marketing direto.
Prosseguimento de estudos
O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em cursos superiores, em áreas diversas, como Marketing; Gestão; Economia; Direito; Contabilidade; Gestão Hoteleira; Turismo; Relações Internacionais; Relações Públicas; as Relações Humanas e Comunicação Organizacional; Ciências da Comunicação; e outros cursos afins.
Podem igualmente ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).