Análises Químico-Biológicas

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Análises Químico-Biológicas
AQB

O curso com plano próprio de Análises Químico-Biológicas oferece uma sólida formação geral, científica e tecnológica, associada a uma forte componente experimental, nas áreas da biologia, física, química e geologia, complementada com uma formação em contexto de trabalho, em colaboração com empresas do ramo da região envolvente. A formação tecnológica assenta em duas grandes áreas: a química e a biologia, que assumem um papel cada vez mais preponderante, uma vez que existem avanços científico-tecnológicos quase diários nestes ramos da Ciência. 

Os principais objetivos deste curso são o desenvolvimento de competências ao nível do conhecimento científico, das técnicas básicas da utilização de aparelhos de medida, da elaboração e análise de relatórios técnicos, da compreensão da importância do cumprimento dos princípios éticos e deontológicos, associados à atividade da saúde, da aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades, no âmbito das tecnologias e segurança no trabalho.

Assim, os alunos ficam habilitados, em termos técnicos, a executarem atividades relacionadas com a determinação e o controle de parâmetros físicos, químicos e biológicos e a implementação de segurança, higiene e saúde e de proteção ambiental. Poderão exercer profissões em hospitais, clínicas e laboratórios clínicos e de saúde pública, relacionadas com a prática laboratorial de análises químicas, bioquímicas, citológicas, microbiológicas e ambientais e de avaliação e controle de qualidade, nas indústrias de produção e transformação e departamentos de investigação científica.

Para além disso, poderão prosseguir estudos no ensino superior em áreas diversas das tecnologias e saúde, tais como: Medicina; Enfermagem; Microbiologia; Ciências da Saúde; Fisioterapia; Tecnologias de Saúde; Biologia; Biologia Molecular e Genética; Bioquímica; Química; Física; Ciências da Engenharia; Engenharia Biomédica; Bioengenharia; Biorrecursos; Engenharia Física; Engenharia Química; Engenharia Química e Biológica; Engenharia Metalúrgica e Materiais; Engenharia do Ambiente; entre outros.

 

Perfil de Saída

Atividades principais

Algumas das atividades que poderão ser desempenhadas profissionalmente são as seguintes: 

– Possuir conhecimentos teóricos de base indispensáveis para posterior formação profissional mais específica, no âmbito da química e da biologia.

– Compreender os métodos instrumentais de análise, mais frequentemente utilizados em química e em biologia.

– Implementar e aplicar as regras básicas de saúde, higiene e segurança no trabalho.

– Conhecer o funcionamento do equipamento mais utilizado nos diversos laboratórios.

– Efetuar a manutenção de rotina do equipamento laboratorial.

– Selecionar as técnicas e métodos mais utilizados para a execução de cada experiência, ensaio ou análise.

– Recolher amostras de produtos químicos e biológicos a analisar.

– Identificar e dosear em amostras, diversos parâmetros físicos e químicos, utilizando métodos simples, nomeadamente colorimétricos e kits de análises.

– Sintetizar alguns compostos químicos inorgânicos e orgânicos.

– Preparar meios de cultura, reagentes e outras soluções para efetuar análises.

– Cultivar bactérias, protistas, fungos, tecidos vegetais e animais em meio assético.

– Realizar contagens de células em microscopia ótica e de CFU/ml em placas.

– Elaborar preparações microscópicas extemporâneas e definitivas.

– Capturar imagens em microscopia ótica.

– Utilizar sensores em interface com o computador, para efetuar medições de diversos parâmetros físico-químicos, tais como: gases, iões, temperatura, densidade, salinidade, luz, som, humidade, pressão.

– Organizar os resultados obtidos e comparar com as normas de qualidade.

– Elaborar e analisar relatórios técnicos.

– Assegurar o cumprimento das normas de ambiente, saúde, higiene e segurança no trabalho. 

– Assegurar o cumprimento dos princípios éticos e deontológicos associados à atividade laboratorial.

 

Saídas profissionais

O curso prepara os alunos para o exercício de profissões relacionadas com a prática laboratorial de análises químicas, bioquímicas, citológicas e microbiológicas em: 

– Laboratórios Clínicos e de Saúde Pública. 

– Laboratórios de Avaliação e Controlo de Qualidade. 

– Laboratórios de Produtos Farmacêuticos. 

– Laboratórios de Análise Ambiental. 

– Laboratórios Escolares.

– Departamentos de Investigação Científica. 

– Indústrias de Produção e Transformação.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos no Ensino Superior, nas áreas da Saúde (Medicina; Enfermagem; Fisioterapia; Microbiologia; Ciências da Saúde; Tecnologias de Saúde; entre outros), das Ciências (Biologia; Biologia Molecular e Genética; Bioquímica; Química; Física; Ciências da Engenharia; entre outros) e da Engenharia (Engenharia Biomédica; Bioengenharia; Engenharia Química; Engenharia Física; Engenharia Química e Biológica; Engenharia Metalúrgica e Materiais; Engenharia do Ambiente, entre outros…).

Podem, igualmente, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

 

Analises Quimico Biologicas

Menu