Animação e Gestão Desportiva

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Animação e Gestão Desportiva
AGD

O curso com Plano Próprio de Animação e Gestão Desportiva constitui uma oferta singular, que alia as vertentes das atividades físico-desportivas, da gestão desportiva e da dinamização de eventos desportivos, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, o plano curricular do curso está estruturado de modo a permitir aos alunos orientarem os seus percursos académicos e profissionais para áreas diversas, como as da gestão desportiva, do treino, da pedagogia desportiva, da animação e do desenvolvimento de programas para a promoção do desporto e da saúde.

 

Descrição geral do perfil profissional

Proceder ao planeamento, ao desenvolvimento e avaliação de atividades físico-desportivas, assim como colaborar na gestão de infraestruturas desportivas e na dinamização de eventos desportivos.

 

Atividades do perfil profissional

  • Planear, organizar e operacionalizar sessões de treino desportivo e atividade física orientada.
  • Preparar e aplicar, com supervisão de um técnico de grau superior, diferentes metodologias e progressões pedagógicas, com vista ao aperfeiçoamento técnico-tático das modalidades desportivas.
  • Conceber e planear planos de treino, em função do objetivo a que se destinam.
  • Avaliar resultados das sessões de treino, em função da sua adequação aos objetivos estabelecidos, sob supervisão de um técnico de grau superior.
  • Conceber e implementar programas de atividades físicas e desportivas em contexto de animação e de ocupação de tempos livres.
  • Planear, organizar e dinamizar eventos desportivos, de lazer e sessões de animação desportiva.
  • Efetuar a avaliação física e prescrição de exercício físico.
  • Orientar e adaptar a atividade física em pessoas da 3.ª idade e em populações especiais.
  • Efetuar o processo de aprovisionamento de recursos necessários à operacionalização de programas, atividades, eventos desportivos, de acordo com os objetivos estabelecidos, a capacidade da organização e a sua relação com meio envolvente.
  • Planear e operacionalizar campanhas de informação e divulgação de programas, atividades e eventos desportivos, junto dos respetivos segmentos alvo.
  • Controlar, monitorizar e avaliar desenvolvimento de programas, atividades e eventos desportivos.
  • Organizar, operacionalizar e monitorizar o processo de inscrições/acreditações em programas, atividades e eventos desportivos.
  • Gerir instalações, equipamentos desportivos e espaços vocacionados para a prática desportiva.
  • Efetuar o apoio e atendimento aos destinatários de programas, atividades e eventos desportivos e, também, no apoio e atendimento aos utilizadores de instalações desportivas.

 

Saídas profissionais

A formação pluri e transdisciplinar dos alunos oferece-lhes a possibilidade de se adaptarem a diversos cenários profissionais, tanto no exercício de profissões associadas à direção ou codireção de ensino de práticas desportivas, nas mais diversas instituições ou instalações, como nas associadas a atividades nas áreas de secretariado ou administração e outras de apoio à gestão desportiva. Podem ser desenvolvidas, em clubes, associações, federações, centros de treino, ginásios, piscinas, complexos turísticos ou hoteleiras, parques de campismo, praias, autarquias, ATL´s, lares de idosos, empresas de eventos, produção de materiais ou moda desportiva, entre outros.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos no ensino superior, nomeadamente em Educação Física e Desporto, mas também em Fisioterapia, Ciências da Educação, Ciências Biológicas, Ciências Militares, entre outras.

Podem, ainda, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

 

 

Animacao e Gestao Desportiva

Menu