Animação e Gestão Desportiva

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Animação e Gestão Desportiva
AGD

O curso com plano próprio de Animação e Gestão Desportiva está organizado de forma a que, no final do curso, o aluno esteja habilitado, em termos técnicos, a executar e assegurar, de forma autónoma ou integrada, atividades em equipas técnicas dirigidas superiormente.

 

Perfil de Saída

Atividades principais

Como atividades principais destacam-se as práticas autónomas de ensino supervisionado ou de apoio, no âmbito da direção de atividades de animação, recreação-lazer, manutenção, preparação física, treino funcional ou treino desportivo dirigidos a diversas populações desportivas (crianças, jovens, adultos e idosos), visando o bem-estar/saúde e/ou a performance desportiva. Ao nível das atividades, salientam-se, também, as práticas administrativas, de gestão e empreendedorismo desportivo em instituições que dinamizem, organizem, promovam e coordenem instalações desportivas, na criação de condições ideais para a realização de atividades de desenvolvimento desportivo e áreas afins.

 

Saídas profissionais

A formação pluri e transdisciplinar dos alunos oferece-lhes a possibilidade de se adaptarem a diversos cenários profissionais tanto no exercício de profissões associadas à direção ou codireção de ensino de práticas desportivas, nas mais diversas instituições ou instalações, como nas associadas a atividades nas áreas de secretariado ou administração e outras de apoio à gestão desportiva. Assim, podem ser desenvolvidas, entre outras, em clubes, associações, federações, centros de treino, ginásios, piscinas, complexos turísticos ou hoteleiras, parques de campismo, praias, autarquias, ATL´s, lares de idosos, empresas de eventos, produção de materiais ou moda desportiva.

 

Prosseguimento de estudos

Neste curso, a adequada preparação nas disciplinas de formação geral ou científica potencializa a realização de exames nacionais, que podem ser utilizados como provas de ingresso no ensino superior e habilitam os alunos a prosseguirem estudos superiores, nomeadamente em Educação Física e Desporto, mas também nas Ciências da Educação, Ciências Biológicas, Ciências Militares, Matemática, entre outras.

Podem, também, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

Animacao e Gestao Desportiva

Menu