Comunicação Multimédia

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Comunicação Multimédia
CM

O curso com Plano Próprio de Comunicação Multimédia constitui uma oferta diferenciadora, que abrange as vertentes da tecnologia, do design e da comunicação, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O curso apresenta um plano curricular flexível, permitindo que os alunos orientem os seus percursos académicos e profissionais para as tecnologias (tecnologias da comunicação, design de jogos digitais e produção multimédia interativa), o design de comunicação (design, fotografia e vídeo), as ciências da comunicação (jornalismo, comunicação social, comunicação empresarial, publicidade e relações-públicas), e as ciências sociais e humanas (história das artes e história).

 

Descrição geral do perfil profissional

Conceber e desenvolver conteúdos multimédia, aplicando técnicas de comunicação, expressão gráfica e audiovisual para computador, tecnologias móveis, televisão, cinema e imprensa.

 

Atividades do perfil profissional

  • Planear e desenvolver projetos multimédia integráveis em diferentes plataformas.
  • Produzir conteúdos multimédia, com recurso a equipamentos de imagem estática, vídeo e áudio.
  • Criar, editar e implementar objetos multimédia (imagem estática, áudio, vídeo, texto e animação 2D e 3D) utilizando o equipamento e as ferramentas informáticas adequadas.
  • Elaborar materiais gráficos e sinalética para as organizações.
  • Executar testes de validação de conteúdos multimédia.
  • Participar na conceção e execução gráfica de diversos objetos editoriais, tais como jornais, cartazes, brochuras, revistas e manuais.
  • Elaborar textos informativos, no âmbito da comunicação social.
  • Efetuar fotorreportagem, documentários, vídeos e curtas-metragens.
  • Gerir processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
  • Planear, organizar e implementar um plano de comunicação.
  • Produzir campanhas publicitárias, informativas, educativas e/ou de entretenimento no âmbito do design de comunicação.

 

Saídas profissionais

A formação pluridisciplinar destes alunos permite-lhes que se movimentem em diversos cenários profissionais. Assim, este curso engloba uma formação que os prepara para o exercício de profissões, em empresas especializadas, no desenvolvimento e conceção de produtos multimédia e animações 2D e 3D; empresas de web design; gabinetes de design; agências de comunicação e publicidade; órgãos de comunicação social (jornais, revistas, televisão, entre outos); editoras; gabinetes de comunicação e assessoria de imagem.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em áreas diversas, tais como: as tecnologias (Novas Tecnologias da Comunicação, Design de Jogos Digitais, Produção Multimédia Interativa, …); o design (Design, Artes, Fotografia, …); as ciências sociais (Ciências da Comunicação e Jornalismo, Comunicação Social, Comunicação Empresarial, Publicidade, Relações Públicas…); as artes do espetáculo (Cinema, Cenografia, …); e as humanidades (História das Artes, História, …).

Podem, ainda, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

 

 

comunicacao multimedia

Menu