Comunicação Multimédia

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Comunicação Multimédia
CM

O curso com plano próprio de Comunicação Multimédia proporciona uma sólida formação geral, científica e tecnológica associadas a uma forte componente prática, complementada com uma formação em contexto de trabalho, em colaboração com empresas.

O técnico de Comunicação Multimédia é o profissional que, de forma autónoma e de acordo com as especificações técnicas definidas, executa atividades relacionadas com a conceção e desenvolvimento de conteúdos multimédia, aplicando técnicas de comunicação, expressão gráfica e audiovisual, realiza tarefas no âmbito da comunicação social e assessoria empresarial, com recurso às técnicas tradicionais e às tecnologias multimédia, obedecendo aos princípios éticos e deontológicos associados à atividade da comunicação. 

 

Perfil de Saída

Atividades principais

– Conceber, editar e implementar objetos multimédia (imagem, áudio, vídeo e texto).

– Planear e desenvolver conteúdos multimédia integráveis em diferentes plataformas.

– Proceder a testes de validação de conteúdos multimédia.

– Utilizar meios audiovisuais para a realização de animações, video-clips, spots publicitários e promocionais.

– Selecionar equipamentos, com base nas suas características tecnológicas e de acordo com as normas em vigor, adequados à produção de conteúdos multimédia.

– Selecionar, criteriosamente, ferramentas destinadas ao desenvolvimento de conteúdos multimédia.

– Operar com ferramentas e equipamentos adequados à produção de conteúdos multimédia.

– Participar em produções audiovisuais como, cinema, publicidade, televisão.

– Intervir graficamente na conceção de diversos objetos editoriais, tais como, jornais, cartazes, brochuras, revistas e manuais.

– Recolher, selecionar, tratar e redigir peças jornalísticas.

– Elaborar textos informativos, no âmbito da comunicação social.

– Selecionar os meios para a divulgação de notícias.

– Aplicar as diferentes formas e modelos do processo comunicativo.

– Preparar materiais informativos, como, desdobráveis, cartazes, brochuras ou audiovisuais.

– Prestar serviço de assessoria em departamentos de relações públicas de empresas e instituições.

– Promover a imagem de empresas e instituições.

– Assegurar o cumprimento dos princípios éticos e deontológicos associados à atividade da comunicação.

 

Saídas profissionais

A formação pluridisciplinar destes alunos permite-lhes que se movimentem em diversos cenários profissionais. Assim, este curso engloba uma formação que os prepara, para o exercício de profissões, em empresas especializadas, no desenvolvimento e conceção de produtos multimédia e animações 2D e 3D; empresas de web design; gabinetes de design; agências de comunicação e publicidade; órgãos de comunicação social (jornais, revistas, televisão, entre outos); editoras; gabinetes de comunicação e assessoria de imagem.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em áreas diversas, tais como: as tecnologias (novas tecnologias da comunicação, design de jogos digitais, produção multimédia interativa,…); o design (design, artes, fotografia,…); as ciências sociais (ciências da comunicação e jornalismo, comunicação social, comunicação empresarial, publicidade e relações públicas…); as artes do espetáculo (cinema, cenografia,…); e as humanidades (história das artes, história,…).

Podem, igualmente, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

comunicacao multimedia

Menu