Eletrónica Industrial e Automação

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Eletrónica Industrial e Automação
EIA

O curso com Plano Próprio de Eletrónica Industrial e Automação constitui uma oferta singular, que alia as áreas da eletrónica, da eletromecânica e da automação, aos processos de fabrico e controlo industrial, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A estruturação do plano curricular permite aos alunos orientarem os seus percursos académicos e profissionais para áreas diversas, como a eletrónica, a automação industrial, a robótica, e a gestão industrial.

 

Descrição geral do perfil profissional

Instalar, manter, reparar e adaptar sistemas elétricos, eletrónicos, pneumáticos e hidráulicos de automação industrial, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

 

Atividades do perfil profissional

  • Instalar, programar e colocar em funcionamento equipamentos e sistemas de automação industrial e robótica.
  • Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, assegurando o seu correto funcionamento.
  • Prestar assistência técnica a clientes, esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos e sistemas de automação industrial e robótica.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica, relativa à atividade desenvolvida.

 

Saídas profissionais

Este curso prepara os alunos para o exercício de atividades profissionais nos setores da indústria, do comércio e serviços ligados à eletrónica, à automação e à robótica.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos no ensino superior, nomeadamente na área da engenharia, em cursos como: Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores; Engenharia Eletrónica e Telecomunicações; Engenharia de Automação; Controlo e Instrumentação; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia; Engenharia Mecânica; Engenharia Civil; Engenharia de Sistemas e Informática, entre outros.

Podem, ainda, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

 

eletronica industrial e automacao

Menu