Eletrónica, Telecomunicações e Computadores

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Eletrónica, Telecomunicações e Computadores
ETC

O curso com plano próprio de Eletrónica, Telecomunicações e Computadores permite aos alunos adquirirem uma sólida formação nas áreas da eletrónica e das telecomunicações, respondendo às exigências atuais dos setores dos serviços, da energia, do comércio e da indústria nacional. 

Com uma forte formação de base em eletrónica, os alunos obtêm conhecimentos e competências fundamentais no domínio das telecomunicações, dos microcontroladores, dos circuitos impressos, do CAD, das redes de computadores, do hardware, da domótica e das ITED.

O técnico de eletrónica, telecomunicações e computadores é o profissional que executa atividades de carácter técnico, relacionadas com a instalação, utilização, manutenção, adoção e reparação de equipamentos eletrónicos e de telecomunicações e de sistemas pluritecnológicos associados, assegurando a otimização do seu funcionamento, no respeito pelas normas de higiene e de segurança e pelos regulamentos específicos. A sólida qualificação, adquirida ao longo dos três anos do curso, é reconhecida pelas empresas empregadoras, com total recetividade no mercado de trabalho.

Perfil de Saída

A conceção do curso promove uma qualificação profissional sólida, incluindo uma preparação aberta à permanente evolução tecnológica.  Os diplomados apresentam um conjunto de competências que lhes permite uma rápida inserção no mercado de trabalho, onde os saberes adquiridos se ajustam às necessidades do meio empresarial envolvente.

 

Atividades principais

O técnico de eletrónica, telecomunicações e computadores é o profissional qualificado, apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, utilização, manutenção e reparação de materiais e equipamentos eletrónicos de telecomunicações, no respeito pelas normas de higiene e segurança de pessoas e equipamentos e pelos regulamentos específicos.

Competências / Atividades profissionais:

– Selecionar criteriosamente componentes, materiais e equipamentos, com base nas suas características tecnológicas, e de acordo com as normas e regulamentos existentes.

– Interpretar e utilizar corretamente manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de equipamento elétrico/eletrónico e digital.

– Efetuar operações de prevenção, correção, ajuste e manutenção, segundo as instruções do fabricante.

– Analisar e interpretar anomalias de funcionamento e formular hipóteses de causas prováveis.

– Aplicar e respeitar as normas e os regulamentos relacionados com a atividade que desenvolve.

– Aplicar e respeitar as normas de proteção do ambiente e de prevenção, higiene e segurança no trabalho.

– Interpretar e reparar pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.

– Orientar e colaborar com equipas de manutenção.

– Ler e interpretar esquemas e desenhos de circuitos eletrónicos e de telecomunicações, bem como manuais técnicos de componentes e de equipamentos de eletrónica, de telecomunicações e de computadores.

– Aplicar técnicas de manutenção e assistência técnica a equipamentos eletrónicos de telecomunicações e computadores.

– Instalar, programar e controlar sistemas eletrónicos e de telecomunicações, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento.

– Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, de acordo com as instruções técnicas, regulamentação específica e manuais de fabricante, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

– Projetar e realizar circuitos eletrónicos e de telecomunicações.

– Prestar assistência técnica a clientes, esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos eletrónicos que repara.

– Elaborar relatórios e preencher documentação técnica, relativa à atividade desenvolvida.

– Assegurar o cumprimento das normas de ambiente, saúde, higiene e segurança no trabalho.

 

Saídas profissionais

O profissional desta área desenvolve a sua atividade, preferencialmente, nos setores da indústria e dos serviços ligados à eletrónica, às telecomunicações e aos computadores, em departamentos de Informática no domínio das redes / hardware / software; gabinetes de projetos – CAD; rádio e televisão – tradicional e por cabo. Além disso, os saberes adquiridos permitem-lhe trabalhar nas áreas da conceção, montagem e manutenção de equipamento de telecomunicações; do desenvolvimento de produtos e programação em microcontroladores; do fabrico, montagem, ensaio e manutenção de equipamentos elétricos e eletrónicos; instalação / prestação de serviços de telecomunicações (cabo e fibra ótica), domótica e instalações elétricas; da produção, distribuição e transporte de energia elétrica.

 

Prosseguimento de estudos

A sólida formação geral, científica e tecnológica permite prosseguir os estudos no ensino superior, nas áreas das Tecnologias (Engenharia) e das Ciências, nomeadamente, em cursos como Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia; Engenharia Eletrónica e Telecomunicações; Engenharia Aeronáutica; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Engenharia e Gestão Industrial. De referir, ainda, a possibilidade de ingresso em cursos de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação (QNQ) – Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) ou Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

eletronica telecomunicacoes e computadores

Menu