Informática e Tecnologias Multimédia

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Informática e Tecnologias Multimédia
ITM

O curso com plano próprio de Informática e Tecnologias Multimédia tem como finalidade satisfazer a necessidade de formação qualificada, para exercício de funções de exigente valor técnico, no âmbito da informática e da multimédia.

A formação pluridisciplinar destes alunos, nomeadamente, a formação tecnológica em laboratórios informáticos, permite-lhes que se adaptem facilmente a diversos cenários profissionais. De uma forma autónoma e de acordo com as especificações técnicas definidas, estão aptos a executar atividades de desenvolvimento, conceção, comercialização, manutenção de software; manutenção e comercialização de equipamentos informáticos; instalação, reparação e manutenção de redes informáticas, introduzindo modificações e operações de acertos; criação e manutenção de bases de dados; desenvolvimento de produtos multimédia; criação de páginas Web e design e desenvolvimento de jogos informáticos; desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, instalação e operação com sistemas operativos móveis.

Perfil de Saída

Atividades principais

Algumas das atividades que poderão ser desempenhadas profissionalmente são as seguintes: 

– Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador, redes locais e serviços adicionais de rede.

– Monitorizar e gerir os níveis de disponibilidade e desempenho da rede de comunicação de dados, introduzindo modificações e operações de acerto.

– Realizar operações com ferramentas de produtividade – processamento e edição de texto, programar com folha de cálculo, desenvolver apresentações gráficas, entre outras.

– Programar, operar, administrar bases de dados e preparar o tratamento dos dados, com vista a garantir um funcionamento fiável e flexível.

– Instalar e configurar sistemas de gestão de bases de dados. 

– Elaborar e desenvolver programas em várias linguagens de programação e proceder a teste de validação.

– Assegurar a manutenção e atualização de documentação sobre os programas.

– Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos informáticos.

– Operar, instalar e configurar sistemas operativos.

– Instalar e configurar servidores de Web, e-mail e acesso à internet.

– Assegurar a segurança de redes.

– Intervir ao nível dos dispositivos e periféricos.

– Operar com aplicações de gestão administrativa. 

– Analisar sistemas de informação. 

– Operar com base nos fundamentos gerais de programação.

– Detetar e resolver problemas que surjam ao longo do trabalho.

– Colaborar na criação, implementação e atualização dos suportes adotados nos serviços.

– Criar páginas para a Web.

– Conceber e desenvolver jogos digitais.

– Desenvolver aplicações para dispositivos móveis.

– Instalar e operar com sistemas operativos móveis.

 

Saídas profissionais

Exercer atividades em empresas especializadas na conceção, desenvolvimento e instalação de software, aplicações para dispositivos móveis e sistemas operativos; departamentos de informática; empresas de comercialização e/ou manutenção de programas e equipamentos informáticos; empresas de instalação, reparação e manutenção de redes informáticas; empresas de desenvolvimento de produtos multimédia, outras empresas ou entidades do setor público ou privado, com funções nestas áreas.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em cursos superiores, tais como: Engenharia Informática; Engenharia de Sistemas de Informação; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia de Sistemas; Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais; Informática de Gestão; Informática, Redes e Multimédia; Tecnologias de Informação e Multimédia; Design de Jogos Digitais; outros cursos das áreas das Tecnologias e das Ciências.

Podem, também, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

informatica e tec mm

Menu