O curso com plano próprio de Informática e Tecnologias Multimédia tem como finalidade satisfazer a necessidade de formação qualificada, para exercício de funções de exigente valor técnico, no âmbito da informática e da multimédia.
A formação pluridisciplinar destes alunos, nomeadamente, a formação tecnológica em laboratórios informáticos, permite-lhes que se adaptem facilmente a diversos cenários profissionais. De uma forma autónoma e de acordo com as especificações técnicas definidas, estão aptos a executar atividades de desenvolvimento, conceção, comercialização, manutenção de software; manutenção e comercialização de equipamentos informáticos; instalação, reparação e manutenção de redes informáticas, introduzindo modificações e operações de acertos; criação e manutenção de bases de dados; desenvolvimento de produtos multimédia; criação de páginas Web e design e desenvolvimento de jogos informáticos; desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, instalação e operação com sistemas operativos móveis.
Perfil de Saída
Atividades principais
Algumas das atividades que poderão ser desempenhadas profissionalmente são as seguintes:
– Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador, redes locais e serviços adicionais de rede.
– Monitorizar e gerir os níveis de disponibilidade e desempenho da rede de comunicação de dados, introduzindo modificações e operações de acerto.
– Realizar operações com ferramentas de produtividade – processamento e edição de texto, programar com folha de cálculo, desenvolver apresentações gráficas, entre outras.
– Programar, operar, administrar bases de dados e preparar o tratamento dos dados, com vista a garantir um funcionamento fiável e flexível.
– Instalar e configurar sistemas de gestão de bases de dados.
– Elaborar e desenvolver programas em várias linguagens de programação e proceder a teste de validação.
– Assegurar a manutenção e atualização de documentação sobre os programas.
– Efetuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos informáticos.
– Operar, instalar e configurar sistemas operativos.
– Instalar e configurar servidores de Web, e-mail e acesso à internet.
– Assegurar a segurança de redes.
– Intervir ao nível dos dispositivos e periféricos.
– Operar com aplicações de gestão administrativa.
– Analisar sistemas de informação.
– Operar com base nos fundamentos gerais de programação.
– Detetar e resolver problemas que surjam ao longo do trabalho.
– Colaborar na criação, implementação e atualização dos suportes adotados nos serviços.
– Criar páginas para a Web.
– Conceber e desenvolver jogos digitais.
– Desenvolver aplicações para dispositivos móveis.
– Instalar e operar com sistemas operativos móveis.
Saídas profissionais
Exercer atividades em empresas especializadas na conceção, desenvolvimento e instalação de software, aplicações para dispositivos móveis e sistemas operativos; departamentos de informática; empresas de comercialização e/ou manutenção de programas e equipamentos informáticos; empresas de instalação, reparação e manutenção de redes informáticas; empresas de desenvolvimento de produtos multimédia, outras empresas ou entidades do setor público ou privado, com funções nestas áreas.
Prosseguimento de estudos
O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em cursos superiores, tais como: Engenharia Informática; Engenharia de Sistemas de Informação; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia de Sistemas; Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais; Informática de Gestão; Informática, Redes e Multimédia; Tecnologias de Informação e Multimédia; Design de Jogos Digitais; outros cursos das áreas das Tecnologias e das Ciências.
Podem, também, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).