No setor industrial, a competitividade decide-se, cada vez mais, pela redução e controlo de custos, pela inovação e pela melhoria contínua dos processos produtivos. Assim, é fundamental que o tecido industrial invista na contratação de quadros técnicos qualificados que possam dar resposta à constante evolução tecnológica dos processos produtivos. Este curso proporciona uma sólida formação geral, científica e tecnológica associadas a uma forte componente prática, complementada com uma formação em contexto de trabalho, em colaboração com empresas. Integra conteúdos que proporcionam ao aluno competências para o desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas nos mais variados tipos de indústria.
O curso com plano próprio de Mecânica e Design Industrial dá resposta às necessidades sentidas pelo tecido económico e social, a nível local, regional e nacional. Este curso tem em consideração os objetivos estratégicos da melhoria da competitividade das empresas e de melhoria da qualificação dos recursos humanos, bem como as orientações prioritárias expressas em diversos instrumentos das políticas de desenvolvimento do país.
Neste contexto, o técnico em mecânica e design industrial é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação, organiza, planeia, executa, distribui, controla e coordena os trabalhos de produção de uma unidade industrial. Pode, igualmente, programar equipamentos e operacionalizar métodos de trabalho, bem como participar no sistema de controlo de qualidade da organização, fomentando o incremento da produtividade, da qualidade e da competitividade empresarial.
Perfil de Saída
Atividades principais
Algumas das atividades que poderão ser desempenhadas profissionalmente são as seguintes:
– Assegurar o cumprimento das normas de ambiente, saúde, higiene, segurança no trabalho.
– Organizar, planear, executar, gerir e controlar a programação da produção, de acordo com o processo produtivo que compõe a organização industrial.
– Colaborar na elaboração e implementação de planos de manutenção e aplicar práticas de manutenção preventiva.
– Participar na implementação, utilizando sistemas informáticos para o planeamento e controlo da produção.
– Distribuir e supervisionar o trabalho, em função da programação diária, otimizando resultados e produtividade.
– Garantir a qualidade de um processo produtivo.
– Analisar as necessidades de adaptação das tecnologias às especificidades da empresa.
– Analisar as necessidades de equipamento e providenciar a sua aquisição.
– Programar equipamentos, de acordo com as características técnicas do produto.
– Operacionalizar métodos de trabalho, de acordo com as características produtivas.
– Apoiar tecnicamente a produção, intervindo em casos de anomalias ou avarias.
– Analisar, selecionar, sintetizar e manter atualizada informação de cariz técnico.
– Implementar modelos e técnicas de resolução dos principais problemas da gestão de produção.
– Elaborar os relatórios relativos às diferentes áreas de intervenção da produção, manutenção e logística.
Saídas profissionais
No final do curso, o aluno está habilitado, entre outras, a executar atividades associadas: à produção; à modelação 3D; ao fabrico assistido por computador; à análise, controlo, organização e gestão da produção; à automação e manutenção de diversos equipamentos industriais; à planificação e coordenação de tarefas de manutenção e reparação de equipamentos industriais.
Prosseguimento de estudos
O plano de estudos está estruturado de modo a fornecer uma boa preparação para a realização de diversos exames nacionais, que podem ser utilizados como provas de ingresso no acesso ao ensino superior. Este curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em diversas áreas. Tais como, Engenharia e Gestão Industrial; Engenharia Mecânica; Engenharia de Automação Industrial; Engenharia Informática e de Computação; Engenharia Metalúrgica e de Materiais; Engenharia Civil; Manutenção Industrial; Design Industrial.
Os alunos poderão, igualmente, em termos de prosseguimento de estudos, optar por cursos de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação (QNQ) – Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) ou Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).