Mecânica e Design Industrial

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Mecânica e Design Industrial
MDI

O curso com Plano Próprio de Mecânica e Design Industrial constitui uma oferta diferenciadora, orientada para a mecânica de precisão, envolvendo, nomeadamente, o design e o fabrico de componentes para indústria, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O curso apresenta um plano curricular flexível, permitindo que os alunos orientem os seus percursos académicos e profissionais para áreas diversas, como a mecânica industrial de precisão, o design industrial, o desenvolvimento de produtos para a indústria, e a gestão e controlo de processos de fabrico.

 

Descrição geral do perfil profissional

Conceber e desenvolver produtos ou peças com recurso à programação de máquinas-ferramentas com Comando Numérico Computorizado (CNC), à maquinação convencional e a sistemas robotizados, de acordo com o processo de fabrico mais adequado, obedecendo às normas de segurança, higiene e saúde no trabalho, bem como de proteção ambiental.

 

Atividades do perfil profissional

  • Executar desenhos técnicos (CAD), colaborando na conceção de peças e equipamentos em metal, vidro, madeira, de acordo com especificações técnicas: analisar desenhos e outras especificações técnicas, a fim de identificar materiais, modelos, dimensões e tolerância das peças a maquinar, quantidades e outros dados relativos ao trabalho a realizar; elaborar desenhos 2D/3D; utilizar software de CAD; elaborar e manter organizado o dossiê técnico das peças a fabricar.
  • Programar máquinas e centros de trabalho CNC para transformação de matéria-prima: programar em linguagem CNC, operar diretamente com as interfaces de programação dos equipamentos ou outro software específico; utilizar software de CAD/CAM; organizar os programas e ficheiros de CAD/CAM, integrando-os no dossiê técnico das respetivas peças.
  • Operar máquinas CNC e outras máquinas de segunda para transformação de metal, vidro, madeira, em função de especificações técnicas, de modo a obter peças com as características desejadas: programar máquinas e centros de trabalho CNC para transformação de matéria-prima; preparar e organizar equipamentos, ferramentas, acessórios, materiais, aparelhagem de medição, para a melhor rentabilização do trabalho e do equipamento.
  • Maquinar peças em metal ou outros materiais de acordo com o projetado: colocar a peça na máquina, tendo em conta eventuais defeitos e outras características dos materiais, fixando-a ou fazendo-a deslizar de acordo com as linhas orientadoras de corte ou com os moldes utilizados; supervisionar o funcionamento das máquinas, verificando a qualidade do trabalho realizado e efetuando os ajustamentos necessários.
  • Colaborar na planificação e execução de operações de manutenção corrente nas máquinas de CNC e outras máquinas de segunda transformação.
  • Instalar, programar e colocar em funcionamento equipamentos e sistemas de robótica: implantar um robot manipulador numa célula industrial; programar manipuladores, recorrendo a software específico para execução de tarefas.
  • Instalar, programar e colocar em funcionamento equipamentos de visão artificial.
  • apoiar a execução de instalações de baixa tensão.
  • apoiar a execução de projetos na área da eletromecânica e produção industrial.
  • Ler e interpretar documentação técnica da área industrial.
  • Executar desenhos técnicos de mecânica necessários à atividade profissional.
  • Assessorar na organização e gestão industrial: colaborar no planeamento da produção, da logística, da gestão de stocks; coadjuvar na gestão da qualidade e da análise de sistemas de informação de apoio à produção.

 

Saídas profissionais

No final do curso, o aluno está habilitado, entre outras, a exercer atividades profissionais nos setores da indústria ou serviços, em empresas de consultoria ou de assessoria técnica, assim como em organizações nos domínios da gestão industrial (produção, aprovisionamentos, logística, qualidade, manutenção), da gestão de projetos industriais (reestruturação de operações, planeamento, preparação, execução e controlo), da maquinação e do design industrial.​

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos no ensino superior, nomeadamente em área, como Engenharia e Gestão Industrial; Engenharia Mecânica; Engenharia de Automação Industrial; Engenharia Informática e de Computação; Engenharia Metalúrgica e de Materiais; Engenharia Civil; Manutenção Industrial; Design Industrial.

Podem, ainda, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

 

 

MDI

Menu