Tecnologias da Saúde

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Tecnologias da Saúde
TS

O curso com Plano Próprio de Tecnologias da Saúde constitui uma oferta diferenciadora, que alia as vertentes da tecnologia, nomeadamente a eletromedicina, à saúde, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O curso apresenta um plano curricular flexível, permitindo que os alunos orientem os seus percursos académicos e profissionais para áreas diversas da saúde e da engenharia, como a medicina, a bioengenharia, a enfermagem, engenharia de micro e nanotecnologias, e a informática para a saúde.

 

Descrição geral do perfil profissional

Prestar primeiros socorros e cuidados básicos de saúde, assim como manusear, preparar e manter equipamentos de eletromedicina na área da saúde, nomeadamente médico-terapêuticos, diagnóstico e laboratorial, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

 

Atividades do perfil profissional

  • Avaliar as necessidades de equipamentos de eletromedicina na área da saúde, nomeadamente médico-terapêuticos, de diagnóstico e laboratorial.
  • Efetuar intervenções médico-terapêuticas, de diagnóstico e laboratoriais, com recurso a equipamentos básicos de eletromedicina e laboratorial.
  • Analisar e utilizar sistemas de informação na área da saúde.
  • Efetuar a instalação e manutenção de equipamentos e sistemas de eletromedicina, de acordo com as especificações técnicas definidas, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica e laboratorial relativa à atividade desenvolvida.

 

Saídas profissionais

Este curso prepara os alunos para o exercício de profissões em unidades de saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas); laboratórios de análises clínicas, empresas de equipamento e instrumentação médica; empresas ligadas à área da saúde e da eletromedicina; empresas de apoio técnico na vertente eletrónica da instrumentação médica; departamentos comerciais de equipamentos médicos.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos no ensino superior, nomeadamente em áreas diversas da saúde ou da engenharia, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Bioengenharia, Biomecânica, Biotecnologia, Engenharia Biomédica e Biofísica, Engenharia de Computação e Instrumentação Médica, Informática para a Saúde, Engenharia Química e Biológica, entre outras.

Podem, ainda, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

 

tecnologias da saude

Menu