O curso com plano próprio de Tecnologias da Saúde está estruturado, de modo a proporcionar uma sólida formação geral, científica e tecnológica, associada a uma forte componente experimental, complementada com uma formação em contexto de trabalho, em colaboração com empresas e outras entidades. A formação tecnológica do curso assenta em três grandes áreas: a saúde; a electromedicina; as tecnologias de informação na saúde, à qual se associa uma formação científica nas áreas da biologia e geologia, bem como da matemática. Assim, o curso de Tecnologias da Saúde tem por objetivo a formação para o exercício de profissões, que vão desde a área da saúde até à área da electromedicina, formando profissionais de excelência, altamente diferenciados.
Perfil de Saída
Atividades principais
– Prestar os primeiros socorros de assistência às vítimas.
– Aplicar os princípios básicos dos cuidados de saúde.
– Realizar as atividades básicas de primeiros socorros.
– Aplicar as técnicas básicas de utilização de aparelhos de medida e de instrumentação médica.
– Analisar as necessidades de equipamentos de eletromedicina na área da saúde, nomeadamente, médico-terapêuticos, diagnóstico e laboratorial.
– Manipular os equipamentos básicos associados ao diagnóstico e área laboratorial.
– Acompanhar a implementação e utilização de sistemas de informação na área da medicina.
– Operar com ferramentas informáticas de produtividade – processador de texto, folha de cálculo, apresentações gráficas, bases de dados, gestão de projetos.
– Programar equipamentos, de acordo com as características técnicas do produto.
– Acompanhar as tarefas associadas aos planos de instalação e planos de manutenção de equipamentos e sistemas de eletromedicina, de acordo com as especificações técnicas definidas, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.
– Prestar assistência técnica a clientes, esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de sistemas e equipamentos de eletromedicina intervencionados.
– Elaborar relatórios e preencher documentação técnica e laboratorial relativa à atividade desenvolvida.
– Assegurar o cumprimento das normas de ambiente, saúde, higiene e segurança no trabalho.
Saídas profissionais
O curso com planos próprios de Tecnologias da Saúde engloba uma formação que habilita os alunos para o exercício de profissões em unidades de saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas); laboratórios de análises clínicas, empresas de equipamento e instrumentação médica; empresas ligadas à área da saúde e da eletromedicina; empresas de apoio técnico na vertente eletrónica da instrumentação médica; departamentos comerciais de equipamentos médicos.
Prosseguimento de estudos
O curso com planos próprios de Tecnologias da Saúde habilita os alunos a prosseguirem estudos em áreas diversas da saúde ou da engenharia, como Medicina, Fisioterapia, Bioengenharia, Biomecânica, Biotecnologia, Engenharia Biomédica e Biofísica, Engenharia Física, Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Engenharia Química e Biológica, Informática para a Saúde, entre outras.