Tecnologias e Sistemas de Informação

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Tecnologias e Sistemas de Informação
TSI

O curso com plano próprio de Tecnologias e Sistemas de Informação está concebido de modo a que o aluno fique habilitado a desenvolver aplicações informáticas para suportar situações de trabalho organizacional, serviços de aplicações para os cidadãos e serviços para empresas; apoia o desenvolvimento e gestão de Sistemas de Informação, envolvendo projetos de mudança organizacional, de modo a melhorar o funcionamento da organização, através das tecnologias da informação e da comunicação.

O curso está concebido de modo a que o aluno fique habilitado a desenvolver aplicações e soluções de adaptação informáticas, para suportar situações de trabalho organizacional, combinando as tecnologias de informação e de comunicação e os conceitos organizacionais inerentes às boas práticas da gestão empresarial e assessoria.

A formação ministrada neste curso abrange três grandes áreas do conhecimento – as tecnologias informáticas, as ciências sociais e humanas e a gestão –, pretendendo dar resposta às necessidades organizacionais da sociedade da informação.

Perfil de Saída

Atividades principais

Algumas das atividades que poderão ser desempenhadas profissionalmente são as seguintes: 

– Representar processos e sistemas de informação, participando na condução de processos de desenvolvimento de sistemas de informação, ou seja, em atividades que visam melhorar o funcionamento dos processos organizacionais, através do aproveitamento de tecnologias da informação e comunicação.

– Apoiar na instalação e na configuração de aplicações informáticas e preparar a organização para a sua utilização.

– Conceber e implementar soluções informáticas adequadas ao suporte das necessidades de situações de trabalho organizacional, expressas num caderno de requisitos, com o recurso à programação. 

– Configurar sistemas informáticos capazes de satisfazer as necessidades de uma pessoa ou de uma organização, sendo capaz de justificar as decisões tomadas, bem como a relação custo/benefício de diferentes alternativas consideradas.

– Implementar e configurar redes de computadores, de pequena dimensão, capazes de constituir uma plataforma informática de suporte à exploração de forma distribuída de aplicações informáticas, de âmbito local, justificando as opções tomadas, relativamente a aspetos como a adequação tecnológica, o desempenho e a segurança.

 

Saídas profissionais

Este curso ministra uma formação que habilita os alunos para o exercício de profissões em empresas especializadas no desenvolvimento e conceção de conteúdos informáticos; empresas de consultoria; empresas de grande dimensão, onde a função sistemas de informação está bem identificada e formalizada; empresas de pequena dimensão, onde a função sistemas de informação não é autónoma; na administração pública, onde pode desenvolver aplicações informáticas para suportar situações de trabalho organizacional.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em cursos superiores, tais como: Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas, Tecnologias e Sistemas de Informação, Tecnologias da Informação, Sistemas de Informação para a Gestão, Informática de Gestão, Gestão, Administração Pública, Ciências Económicas e Empresariais, Gestão e Economia. Os alunos poderão ainda, em termos de prosseguimento de estudos, optar por cursos de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação (QNQ) – Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) ou Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

tecnologias e sistemas de informacao

Menu