Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia
DPAE

O Curso com plano próprio de Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia está orientado na dupla perspetiva da inserção no mercado de trabalho e do prosseguimento de estudos, conferindo, assim, dupla certificação. Neste sentido, é um curso secundário que confere uma Qualificação Profissional de Nível 4, do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

O plano curricular do curso pretende atingir os seguintes objetivos:

– transmitir conhecimentos necessários ao desempenho dos atos próprios da profissão de desenhador de projetos de arquitetura e de engenharia;

– fornecer a formação base que permita ao futuro técnico progredir ao longo da vida, acompanhando a evolução dos conhecimentos na sua área específica de atividade;

– desenvolver a capacidade de diálogo e cooperação interdisciplinar na sua área geral de trabalho.

Este curso desenvolve as capacidades práticas (artística e projetual) e a preparação teórica (geral e científica) através de aulas, visitas de estudo, formação em contexto de trabalho e palestras, ligando-as à realidade do mundo do trabalho através do estabelecimento de protocolos com instituições públicas, gabinetes de arquitetura e/ou de engenharia e a empresas de construção civil. Ao nível da estrutura curricular, a preparação destes futuros técnicos privilegia, para além do desenho de edifícios, a preparação em temas como o urbanismo, o património construído e a respetiva conservação e reabilitação. 

O curso faculta uma formação teórico-prática, usando métodos pedagógicos dinâmicos e interativos, que, tendo em conta as capacidades dos alunos, lhes desenvolvam a autonomia.

Neste sentido, de uma forma progressiva e sustentada, são feitas abordagens aos diferentes temas que caraterizam o desenho de projeto, suscitando aprendizagem baseadas na análise de problemas reais, estudando propostas de solução para a transformação de edifícios e do território. 

Perfil de Saída

Atividades principais

O/A Desenhador/a de Projetos de Arquitetura e Engenharia é o/a profissional que:

– lê e interpreta projetos, desenhos, croquis e outras informações técnicas relativas à construção civil;

– executa, de forma autónoma e precisa, manualmente ou com apoio informático, desenhos de arquitetura e de engenharia, segundo esboços e especificações fornecidas por técnicos superiores;

– executa maquetas, físicas ou virtuais, de edifícios e das respetivas envolventes;

– acompanha a preparação e execução de obras de construção civil;

– elabora e/ou atualiza o processo técnico de construções existentes.

 

Saídas profissionais

Este curso está orientado para a qualificação, preferencial, de técnicos que vão exercer a profissão de desenhador da construção civil. No entanto, dadas as características do curso, os técnicos qualificados também podem exercer, entre outras, as seguintes profissões: desenhador de mobiliário; desenhador de instalações sanitárias; desenhador de cozinhas; desenhador de moldes.

 

Prosseguimento de estudos

Este curso prepara os alunos para o prosseguimento de estudos em cursos superiores, como: Arquitetura; Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura Paisagística; Design de Interiores e Mobiliário; Conservação e Restauro; Design de Equipamento; Design Industrial; Engenharia Civil; Engenharia Civil e do Ambiente; entre outros.

Podem, igualmente, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

desenhador de projectos

Menu