Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia

Colégio de Gaia > Cursos com Planos Próprios > Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia
DPAE

O curso com Plano Próprio de Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia constitui uma oferta diferenciadora que, de modo sustentado e progressivo, aborda as diferentes matérias relativas ao desenho de projetos de arquitetura e de engenharia civil, com o recurso a técnicas manuais e/ou ferramentas de computação gráfica, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O curso apresenta uma matriz curricular que permite aos alunos enveredarem por diversas áreas profissionais e académicas relacionadas com a arquitetura, a engenharia, o urbanismo e a intervenção no território e no património construído.

 

Descrição geral do perfil profissional

Executar desenhos de projetos de arquitetura e de engenharia, utilizando técnicas manuais e/ou ferramentas de computação gráfica, no respeito pelas normas e regulamentos específicos.

 

Atividades do perfil profissional

  • Interpretar e analisar projetos, desenhos técnicos, croquis e outras informações relativas à construção civil, tendo em conta a observância de normas e regulamentos existentes.
  • Construir modelos tridimensionais a partir de elementos 2D.
  • Proceder ao levantamento de construções existentes.
  • Executar peças desenhadas de levantamento, utilizando técnicas de desenho manuais e com recurso a software específico.
  • Realizar medições.
  • Elaborar e atualizar o processo técnico de construções existentes.
  • Produzir elementos para visualização tridimensional nas áreas da arquitetura, engenharia e urbanismo.
  • Elaborar maquetas.
  • Conceber e executar estruturas seguras e duráveis com base no conhecimento das leis físicas e químicas.
  • Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

 

Saídas profissionais

Este curso prepara os alunos para o exercício de atividades profissionais como desenhador de projetos de arquitetura e de engenharia, em autarquias ou outras instituições de administração central ou local, em colaboração com arquitetos, engenheiros, construtores civis e outros técnicos especializados; em gabinetes de arquitetura ou engenharia; e em empresas ligadas ao setor da construção civil, como desenhadores de mobiliário, cozinhas, maquetistas e desenhadores 3D.

 

Prosseguimento de estudos

O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos no ensino superior, nomeadamente em Arquitetura; Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura Paisagística; Design de Interiores e Mobiliário; Conservação e Restauro; Design de Equipamento; Design Industrial; Engenharia Civil; Engenharia Civil e do Ambiente; entre outros.

Podem, ainda, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).

 

desenhador de projectos

Menu