Em 1933, na “Quinta do Trancoso”, nascia o Colégio Externato de Gaia por iniciativa do então Bispo do Porto, D. António Meireles. Localizada na freguesia de Mafamude, Vila Nova de Gaia, a referida Quinta foi doada à Diocese do Porto por D. Maria Margarida Guimarães e Silva.
Em 1934 foi concedido alvará de funcionamento ao Colégio Externato de Gaia – hoje Colégio de Gaia – sendo nomeado para diretor o Sr. Pe. Nédio de Sousa.
Nas décadas de 1960 e 1970 assistiu-se a uma significativa expansão das instalações, transformando o Colégio de Gaia no maior Colégio do país ao nível de instalações escolares e desportivas e de espaços exteriores, situação esta que se mantém até aos dias de hoje.
Atualmente e sob a direção do Sr. Pe. António Manuel Barbosa Ferreira, o Colégio de Gaia possui um Projeto Educativo próprio, de forma a servir uma população escolar com cerca de 1500 alunos que frequenta níveis de ensino desde os 3 anos até ao 12º ano de escolaridade.
Tendo como entidade titular a Diocese do Porto e sendo uma instituição de ensino católica, o Colégio de Gaia assegura uma educação sólida e assente em valores que fomentam um diálogo persistente e continuado com os pais e encarregados de educação centrando as nossas preocupações nos alunos e na sua formação e educação constante.