
O curso com Plano Próprio de Administração e Marketing constitui uma oferta diferenciadora, que alia as vertentes do marketing, nomeadamente o digital, à administração empresarial, em conformidade com os princípios, visão, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O curso apresenta um plano curricular flexível, permitindo que os alunos orientem os seus percursos académicos e profissionais para áreas diversas, como a gestão de empresas, marketing, publicidade e relações públicas, e comunicação empresarial.
Descrição geral do perfil profissional
Organizar e executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma organização, bem como criar e gerir estratégias de marketing e de comunicação organizacional.
Atividades do perfil profissional
- Efetuar a análise e organização da informação para a gestão de uma organização.
- Elaborar demonstrações contabilísticas de uma organização pública ou privada.
- Executar tarefas administrativas de apoio à gestão dos departamentos da organização.
- Efetuar o planeamento da comunicação organizacional, para cumprimento das metas e objetivos estratégicos estabelecidos.
- Efetuar a análise e verificação de previsões de produção.
- Efetuar estudos de mercado, com vista a ajustar a atividade da organização às necessidades e satisfação dos clientes.
- Definir estratégias de acompanhamento e fidelização dos clientes.
- Efetuar a gestão, análise e avaliação de resultados da comunicação de marketing (websites, redes sociais, publicidade…), de campanhas publicitárias e de marcas publicitárias.
- Elaborar planos de marketing e de e-marketing.
- Efetuar a gestão de canais e de estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.
Saídas profissionais
Este curso prepara os alunos para o exercício de profissões relacionadas com:
- A gestão e consultoria de empresas.
- A gestão de stocks.
- A assessoria de administração.
- A consultoria de marketing.
- A gestão de produto.
- A gestão comercial.
- A consultoria de marketing.
- O desenvolvimento de ações de promoção e divulgação turística.
- A promoção de vendas.
- A organização de eventos.
- A organização e promoção de vendas.
- O digital-marketeer.
- A consultoria em marketing direto.
Prosseguimento de estudos
O curso habilita os alunos a prosseguirem estudos em cursos superiores, em áreas diversas, como Marketing; Gestão; Economia; Direito; Contabilidade; Gestão Hoteleira; Turismo; Relações Internacionais; Relações Públicas; as Relações Humanas e Comunicação Organizacional; Ciências da Comunicação; e outros cursos afins.
Podem, ainda, ingressar num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou num Curso de Especialização Tecnológica (CET).