Biblioteca Escolar promove workshop de braille

Colégio de Gaia > Novidades > Notícias > Biblioteca Escolar promove workshop de braille
workshop1

Biblioteca Escolar promove workshop de braille

Nos dias 10, 17 e 24 de janeiro, a estagiária do Serviço de Psicologia e Orientação, Cátia Monteiro, orientou um workshop de braille destinado aos alunos do 1º ciclo, 3º e 4º anos. Promovido pela biblioteca do Colégio de Gaia, tinha como objetivo possibilitar às crianças o contacto com o funcionamento do sistema de leitura e escrita braille, um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas com deficiência visual, como é o caso da nossa estagiária.

A Cátia explicou aos alunos que o braille assenta numa matriz de 6 pontos em alto-relevo, dispostos em duas colunas de 3 pontos cada que, combinados entre si, resultam em 64 combinações/símbolos que permitem responder às diversas necessidades de representações escritas, como o alfabeto, a matemática, a música e, ainda, a informática. Cada um desses seis pontos é designado por “Célula Braille” e está numerado de acordo com a posição em que se encontra. Assim, temos na coluna da esquerda, de cima para baixo, os pontos 1, 2 e 3, enquanto que, na coluna da direita, também de cima para baixo, temos os pontos 4, 5 e 6.

Segundo a Cátia, “não falamos braille, portanto o braille não é uma língua. Trata-se de um código que pode ser aplicado às diferentes línguas, permitindo às pessoas com deficiência visual lerem e escreverem num determinado idioma.”

Foi visível o entusiasmo e interesse das crianças nos desafios propostos, onde não faltaram a curiosidade, a boa disposição, a magia e os afetos.

 

 

workshop workshop2 workshop3 workshop4

Menu