Colégio de Gaia celebra espírito natalício

Colégio de Gaia > Novidades > Notícias > Colégio de Gaia celebra espírito natalício
VP2

Colégio de Gaia celebra espírito natalício

 

No passado dia 6, Epifania do Senhor, o Colégio de Gaia promoveu um encontro de época natalícia, que congregou trabalhadores e amigos desta instituição diocesana de ensino. Tivemos a sempre agradável presença da Câmara Municipal de Gaia e da Junta da União de Freguesias de Mafamude/Vilar de Paraíso, com quem mantemos relações de colaboração institucional, e que nos brindaram, ao partilharem connosco a festa natalícia.

A meio da manhã, foi celebrada uma eucaristia, na capela de São Paio, Afurada, presidida por D. António Augusto, bispo auxiliar do Porto, e concelebrada pelo Diretor, Pe. António Barbosa, Pe. Jorge Duarte, o nosso capelão, e o Pe. Samuel, reitor do Seminário do Sagrado Coração, entidade titular do Colégio.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, D. António Augusto, depois de manifestar a alegria em viver a festa da Epifania com os colaboradores e convidados do Colégio de Gaia, relevou a importância da manifestação de Jesus aos homens e ao mundo. Entretanto, lembrou as preocupações do Papa Francisco aos professores das escolas católicas e públicas, que devem promover a “cultura do encontro, “a aliança educativa entre a escola e a família” e “ a educação ecológica”, deixando estes grandes e urgentes desafios ao empenho dos professores.

No final da eucaristia, que foi animada pelo grupo coral de trabalhadores do Colégio, cumpriu-se a tradição do “beijar o Menino Jesus”.

Após o encontro à volta da mesa eucarística, aconteceu um convívio num restaurante local, que ofereceu saborosas iguarias que nos animaram e proporcionaram uma agradável tarde.

Ao terminar a refeição, o Pe. Barbosa, visivelmente satisfeito, usou da palavra, agradecendo a presença de todos, incentivou à dedicação ao trabalho no Colégio de Gaia, e, generosamente, ofereceu a cada um “uma prenda no sapatinho”, confecionada pelos “Paladares Paroquiais”, oriundos de uma paróquia da diocese.

Foi simpática e agradecida a surpresa do Rancho Regional de Olival, que alegrou e aqueceu o ambiente festivo, com o tradicional “cantar das janeiras”.

 

Grupo de professores do Colégio de Gaia

VP1

Menu