Colégio de Gaia promove as I Jornadas de Inovação Pedagógica

Colégio de Gaia > Novidades > Notícias > Colégio de Gaia promove as I Jornadas de Inovação Pedagógica
DSC00141

Colégio de Gaia promove as I Jornadas de Inovação Pedagógica

Se a escola não se inova, morre para os alunos e para a sociedade” (Miguel Guerra)

“Ensinar é a maneira de olhar os outros e o mundo” (Miguel Guerra)

 

Decorreram as I Jornadas de Reflexão e Inovação Pedagógica do Colégio de Gaia, que incidiram sobre a Flexibilidade Curricular.

O Diretor Pedagógico do Colégio, Pe. António Barbosa, deu as boas-vindas e lembrou que “os docentes, hoje mais do que nunca, têm necessidade de inovarem as suas práticas pedagógicas, adequadas a um contexto concreto, numa preocupação com os alunos”.

Entre as intervenções, destacou-se a de Miguel Guerra, professor na Universidade de Málaga, intitulada “Innovar o Morir”, que prestigiou estas jornadas pedagógicas. A partir de histórias e estórias deu um novo olhar sobre a pedagogia das aprendizagens, realçando que, “se a escola não se inova, morre para os alunos e para a sociedade”. Realçou que a missão do professor deverá ser “educar os alunos não para serem os melhores do mundo, mas para construírem um mundo, mas para construírem um mundo melhor”. E, acrescentou que “ensinar é a maneira de olhar os outros e o mundo”, realçando que “quem não é capaz de amar, não deve ensinar”.

As jornadas contaram, ainda, com a presença e a palavra do Professor Doutor Eduardo Vítor, presidente da Câmara Gaiense, do docente do Colégio de Gaia, Nuno Queirós Rodrigues, três estudantes do ensino superior, Rita Costa, Moisés Cruz e Rafael Hernandez.

Menu