No dia 03 de junho, dia do Colégio de Gaia, foi lançada uma cápsula com ascensão em direção à estratosfera através de um balão enchido com hélio. O balão estratosférico atingiu 28,5 km de altitude antes de rebentar. A aterragem foi realizada com a ajuda de um paraquedas e a cápsula foi recuperada perto de Amarante.

Este lançamento foi o culminar de alguns meses de trabalho de professores e alunos que, em equipa, cada um nas suas áreas e com os seus saberes, contribuíram para a concretização deste projeto. Envolveram-se os cursos de:

  • Eletrónica e Telecomunicações (componente científica do projeto, relativa ao funcionamento da tecnologia no interior da cápsula);
  • Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia (construção da cápsula);
  • Administração e Marketing (divulgação do projeto);
  • Comunicação Multimédia (cobertura, edição de imagem e pós produção).

Esta iniciativa integra-se no projeto BEE – Balões Estratosféricos nas Escolas, numa parceria com o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que desenvolve este projeto inserido no programa STRAPLEX (Strastospheric Platform Experiment).

No seu interior, a cápsula levou diversos equipamentos de telecomunicações, computadores de bordo, sensores e câmaras que permitiram a gravação e transmissão de imagens em tempo real durante a sua permanência no espaço, possibilitando, igualmente, recolher e armazenar diversos dados ambientais. Após a recuperação da cápsula, os dados serão tratados e analisados com fins pedagógicos e científicos.

Neste dia especial, a Comunidade educativa contou com a presença amiga do Sr. Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos e do Sr. Presidente da Câmara de Gaia, Professor Eduardo Vítor Rodrigues e seus Vereadores.

Lançamento do balão: 

https://youtu.be/hyd2h88diZI