A Divisão da Juventude está a implementar o projeto “NOVA VOZ À(S) JUVENTUDE(S)”, que promove o diálogo jovem entre vários interlocutores: jovens, decisores políticos e peritos em políticas de juventude, para potenciar a participação jovem, a cidadania europeia, a aprendizagem não-formal, o trabalho de juventude de qualidade e a construção de parcerias. O projeto vai evidenciar uma estratégia de futuro construída por jovens, com os jovens e para jovens, que vai calibrar o Plano Municipal da(s) Juventude(s), 2.0.
O “NOVA VOZ À(S) JUVENTUDE(S)” destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 30 anos, e irá abranger cerca de 350 participantes do concelho de Gaia.
Em abril e maio iniciámos a primeira ronda de sessões, com jovens das 15 uniões e juntas de freguesia, e preparamo-nos agora para avançar para a 2.ª ronda de auscultação dos jovens.
Para podermos continuar a definir e a desenhar a estratégia de futuro para os jovens de Gaia, e por incumbência do Vereador da Juventude, Dr. Elísio Pinto, gostaríamos de te convidar a participar no Generation LAB destinado a jovens dos 13 aos 18 anos, e ouvir as tuas propostas e soluções para os desafios que enfrentas. Este laboratório realiza-se a 21 de julho, entre as 9h30 e as 17h00, na Escola Oficina (perto da Junta de Freguesia de Mafamude).
Para além de atividades organizadas no âmbito do Nova Voz à(s) Juventude(s), facilitada pelo Carlos Sousa Santos, os participantes terão a oportunidade de participar num workshop de Cartonagem com materiais reciclados, na Escola Oficina. O almoço é oferecido pelo Município.
Da parte da tarde, o grupo de jovens participantes terá a oportunidade de partilhar as suas ideias com 3 vereadores do Município de Gaia.
As inscrições são limitadas e sujeitas a inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/1V_PFGouw6x309lbeVizuDL42eiuWSUNAYkkViB3afc4
Por favor, confirma o interesse e disponibilidade para participar na sessão, até 17 de julho.
Vamos trabalhar com dinâmicas de educação não formal, e os jovens terão direito a Certificado de Participação emitido pelo Município de Gaia e ao Certificado Youthpass (instrumento de reconhecimento de projetos apoiados pelo Erasmus+ Juventude em Ação que visa promover o reconhecimento da aprendizagem não formal e do trabalho com jovens).
No final do projeto todos/as serão convidados/as a participar no Seminário final de apresentação de conclusões que decorrerá em outubro de 2023, em Gaia.
Contamos contigo!